Feldspato
(João Casado, 10E)
Origem do Feldspato: (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre.
Formação do Feldspato: Cristalizam a partir do magma tanto em rochas intrusivas como em extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatites e desenvolvem-se em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados nalguns tipos de rochas sedimentares.
Usos e Aplicações:
Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em alcalis (base) e aluminatos. As aplicações mais importantes são:
- Fabrico de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
- Fabrico de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas).
- Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos).
- Produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações eléctricas.
- E ainda, em eléctrodos de soldadura, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex, agregados para construção...
in wikipedia.pt (adapt.)
Sem comentários:
Enviar um comentário