terça-feira, 12 de outubro de 2010

ONU - Portugal membro não permamente do Conselho de Segurança




Portugal eleito para o Conselho de Segurança da ONU
12.10.2010 - 16:51 Por Kathleen Gomes, em Washington



À terceira foi de vez: Portugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança, a partir de Janeiro de 2011, depois de obter uma maioria de 150 votos dos outros países-membros das Nações Unidas. Mas só à terceira ronda, e depois de o Canadá retirar a sua candidatura.


A Alemanha confirmou que partia como candidato favorito: foi eleita na primeira ronda, com 128 votos, deixando Portugal e o Canadá disputarem o lugar que restava.
.


Depois de uma segunda ronda de votação inconclusiva, em que Portugal manteve a vantagem mas não garantiu a maioria obrigatória, a delegação do Canadá anunciou que retirava a sua candidatura. À segunda ronda de votações Portugal teve 113 e o Canadá 78.

Na primeira ronda, a Alemanha recebeu a maioria dos votos, 128, o que garantiu a sua eleição. Portugal obteve 122 e o Canadá 114.
.

O assento de Portugal na sala da Assembleia Geral (AG) da ONU, em Nova Iorque, encheu-se de delegados dos outros países-membros, que cumprimentaram o embaixador José Filipe Moraes Cabral, enquanto o presidente da AG, o suíço Joseph Deiss lembrava que, formalmente, Portugal tinha de ser eleito por uma maioria de dois terços, e por isso haveria uma terceira ronda. A última contagem de votos, que formalizou a vitória de Portugal, com 150 votos, decorreu às 17h41, hora de Lisboa (12h41 em Nova Iorque).


in Jornal Público, 12 de Outubro de 2010

Sem comentários: