terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Principais Estados-membros produtores de cereais



Quase metade da produção total dos cereais colhidos em território da União Europeia (UE) é proveniente da França, Alemanha e Polónia.

Com base na produção média para o período 2008-2010, a França (no total, com 23 % da EU-27) foi o maior produtor deste produto, logo seguida pela Alemanha (16 %), Polónia (10 %), Reino Unido (8%), Espanha (7 %) e Itália (6 %). Portugal mostra uns modestos 0,4 %.
A França foi também o principal produtor em três dos principais cereais cultivados na UE (trigo, cevada e milho em grão).

Os cereais são a principal cultura da Europa dos 27. Após a colheita de 2008, favorecida pelas boas condições climáticas durante o ano e aos altos preços dos cereais do ano anterior, a produção caiu em 2009 e 2010, devido à diminuição da superfície total semeada com cereais e das condições climáticas menos favoráveis. Como média, a UE-27 produziu cerca de 300 milhões de toneladas de cereais ao ano durante o período de 2008-2010.

A listagem dos maiores produtores europeus de cereais encontra-se publicada na edição 2011 do livro de bolso de estatísticas agrárias e de pesca, publicada pelo Eurostat, o departamento estatístico da UE. O caderno apresenta tabelas seleccionadas e gráficos que proporcionam uma visão estatística do sector agrícola em terras europeias. São ainda apresentados os dados mais recentes para os 27 Estados-membros que se encontram divididos em sete capítulos: leite e produtos lácteos, contas e preços agrícolas, principais produtos agrícolas, agricultura e ambiente, coberta vegetal e utilização dos solos, as zonas rurais e as estatísticas de pesca.
Mais informações aqui.
In Agrotec Fonte: Agrodigital.com

Sem comentários: