O evento teve como objetivo promover o debate e a difusão da
importância que este eixo ferroviário tem para o futuro desenvolvimento
económico e social dos diferentes territórios que integram a Península Ibérica.
Durante o Congresso pretendeu-se destacar o carácter estratégico de uma linha
ferroviária adaptada para o transporte intermodal de mercadorias por toda Europa
que de forma directa ligue, entre outros pontos, o Porto de Sines e as áreas
económicas alargadas de Lisboa, Madrid e Paris, sem esquecer as plataformas
logísticas de Badajoz e Saragoça.
Lídia Sequeira apresentou o papel que o Porto de Sines desempenha no presente, perspetivando a evolução desta infraestrutura portuária nos próximos anos, tendo em conta que o alargamento do Canal do Panamá dará lugar ao redesenho de novas rotas e serviços no Atlântico, criando assim novas oportunidades para os portos atlânticos, com especial destaque para a centralidade de Sines.
De forma a potenciar o expectável crescimento deste segmento de carga, a Presidente do Porto de Sines manifestou a necessidade de ser desenvolvido um corredor ferroviário competitivo entre Sines e o centro Península Ibérica, passando por Madrid, de forma a melhorar o transporte de mercadorias no hinterland, cimentando o papel desta infra-estrutura como Porta Atlântica da Europa.
Lídia Sequeira apresentou o papel que o Porto de Sines desempenha no presente, perspetivando a evolução desta infraestrutura portuária nos próximos anos, tendo em conta que o alargamento do Canal do Panamá dará lugar ao redesenho de novas rotas e serviços no Atlântico, criando assim novas oportunidades para os portos atlânticos, com especial destaque para a centralidade de Sines.
De forma a potenciar o expectável crescimento deste segmento de carga, a Presidente do Porto de Sines manifestou a necessidade de ser desenvolvido um corredor ferroviário competitivo entre Sines e o centro Península Ibérica, passando por Madrid, de forma a melhorar o transporte de mercadorias no hinterland, cimentando o papel desta infra-estrutura como Porta Atlântica da Europa.
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