sábado, 2 de maio de 2009

Fósseis, os Rudistas da Orla Mesocenozóica

Praia da Consolação - Peniche, 2009


Os rudistas (Ordem Rudista) são um grupo extinto de bivalves que existiu desde o Jurássico superior até ao final do Cretácico da Era Mesozóica (durante cerca de 90 milhões de anos).



A presença de fósseis de rudistas nas rochas carbonatadas da região de Peniche é um testemunho de quando nesta região, há cerca de 100-90 milhões de anos atrás (no Cenomaniano), existiu um mar tropical, costeiro, pouco profundo com fundos formados por vaza (lama) carbonatada.



Durante o Cenomaniano, a Península Ibérica, estava localizada a latitudes mais baixas que actualmente, mais próximas do equador, e, portanto, em paragens mais quentes. Nessa altura, a Península Ibérica ficava localizada nas margens do Mar Tétis, o mar que, após a ruptura da Pangea, se formou entre a Gondwana (a Sul) e a Laurásia (a Norte). O mar Tétis corresponde ao proto-Mediterrâneo.


Em águas mais quentes, tropicais, a partir dos 26-28º C, o carbonato de cálcio - CaCO3 - precipita espontaneamente, um pouco à semelhança do que sucede em nossas casas nas chaleiras e nas máquinas de lavar roupa, onde, por se aquecer a água repetidamente, se forma calcário (a partir do carbonato de cálcio dissolvido na água).



Os rudistas alcançaram uma grande população na segunda metade do período Cretácico habitando principalmente o mar de Tetis. Deixaram de existir, entretanto, quando ao fim do Cretáceo ocorreu a extinção K-T.

in "paleoviva" - Carlos MARQUES SILVA - Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa
(Adaptado)

Sem comentários: