domingo, 3 de maio de 2009

A protecção da floresta

Patrulhamento da guarda florestal a cavalo
Açores 1930 (?)

Os guardas-florestais participaram activa e deididamente em todas as grandes etapas da protecção, fomento e valorização da floresta nacional.
Estiveram nos trabalhos de fixação das dunas do litoral e na arborização das serras, nas obras de correcção torrencial, no rompimento de caminhos, fiscalizaram a protecção dos arvoredos, da caça e da pesca e acorreram aos incêndios florestais.
Viveram tantas vezes isolados, solitários em locais perdidos no interior das serras.

Existindo a função de guarda-florestal desde tempos imemoriais ligada à guarda das matas é só no âmbito da "Administração Geral das Matas do Reino", criada em 1824, que surge como carreira da Administração Pública".

Com a criação dos Serviços Florestais e a sua expansão e implantação regional o Corpo da Guarda Florestal adquriu dimensão, competências e prestígio, sendo determinante para o sucesso das políticas florestais.
Em 2006, e após cento e vinte anos no quadro dos Serviços Florestais é integrado no Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Reuplicana.

in NEIVA VIEIRA, José - "A Floresta Portuguesa, Imagens de tempos idos", Vol. 1, Público, 2006
(Adaptado)





2 comentários:

Magalhãers disse...

Como pessoa interessada, por essa época de desenvolvimento, do meio rural,ainda recordo em pequeno de ver guardas com a farda igual á que veste o guarda florestal montado, seria bom haver alguém capaz de reunir matéria fotográfica, e outra para publicação em livro dessa época,pouco conhecida de muita gente, como eu por certo haveria muitos interessados.

Castro disse...

Apesar de mais antiga a primeira imagem, é mais actual, e condizente com a realidade e fim a que se destina, existe algo que diz que a segunda imagem está desinserida do contexto.