sábado, 17 de abril de 2010

Cinzas vulcânicas vs aviões a jacto

Photo: IcelandAir planes are grounded as the threat of volcanic ash
lingers over Northern Europe. (Mario Vedder/AFP/Getty Images)



Aviões por toda a Europa têm permanecido em terra graças às cinzas vulcânicas existentes no ar e que são provenientes da erupção vulcânica da Islândia.

Os voos não foram cancelados apenas devido a problemas de visibilidade. As cinzas vulcânicas podem danificar seriamente os reactores dos aviões, causando a sua paragem a meio do voo.

A
United States Geologic Survey's Volcanic Hazards Program esclareceu que as cinzas vulcânicas obstruem os reactores dos aviões quando entram e são aquecidas pela sua combustão e as transformam em "vidro" ao serem "derretidas". A cobertura de partículas de vidro que se forma obriga os reactores a abrandar ou mesmo a pará-los.

Foi o que aconteceu em 1982 quando dois aviões, incluindo um avião da British Airways Boeing 747, voavam através de uma nuvem de cinzas vulcânicas provenientes de um vilcão na Indonésia.

Os aviões não são os únicos a ser afectados pelos vulcões. As comunicações de satélite podem ser aafectadas pelas cinzas. Os próprios automóveis podem ficar riscados e danificados se as cinzas entrarem no interior dos motores.


In National Post, Canada
(Traduzido, adaptado)

Sem comentários: