quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Rochas industriais: o sal-gema

O sal-gema
(Adriano Almeida Santos, 10°E)





Minas de Sal-gema - Loulé


Mineralogia: Denomina-se sal-gema ao cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre.

Aplicações: A partir da electrólise obtêm-se cloro e sódio. Esses elementos são utilizados na fabricação de soda cáustica, no tratamento de óleos vegetais, em celulose, na polpa de madeira, como germicida, na fabricação de plásticos como o PVC, na purificação de água e em diversos produtos químicos.
in Wikipedia (adapt)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Rio Emän (Suécia) - O regime dos rios - regime periódico

O regime dos rios varia de acordo com as caractrísticas climáticas de cada região.
Nas regiões de clima temperado marítimo (e temperado continental), o regime dos rios é um regime periódico (variação cíclica do caudal ao longo das estações do ano).
Verão, caudal elevado:
Fotografia Sara Pedras 11F, 2007
próximo de Kalmar


Inverno, caudal reduzido:
in "The country side in eastern Smäland",
County administrative board of Kalmar, Sweden, 1999
pp. 92

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Situação meteorológica - 8.Fevereiro.2009



Pode observa-se pelas cartas apresentadas a aproximação de uma frente quente que irá influenciar o território do continente.
Prevê-se precipitação do tipo chuvisco, aumento da humidade do ar e um aumento da temperatura do ar.




sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rochas industriais: felspato

Feldspato
(João Casado, 10E)



Origem do Feldspato: (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre.

Formação do Feldspato: Cristalizam a partir do magma tanto em rochas intrusivas como em extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatites e desenvolvem-se em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados nalguns tipos de rochas sedimentares.


Usos e Aplicações:
Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em alcalis (base) e aluminatos. As aplicações mais importantes são:

  • Fabrico de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
  • Fabrico de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas).
  • Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos).
  • Produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações eléctricas.
  • E ainda, em eléctrodos de soldadura, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex, agregados para construção...
in wikipedia.pt (adapt.)

Rochas ornamentais: Mármore 2

Mármore
(Luís Cozinha, 10E)



O Mármore é uma rocha metamórfica que teve a sua origem no calcário exposto a altas temperaturas e pressão.
Podemos encontrar as maiores jazidas de mármore nas regiões de rocha matriz calcária e onde existiu actividade vulcânica.

O mármore é uma rocha essencialmente utilizada na Construção civil (pavimentação, escadarias, ornamentação de portas e janelas, lareiras, etc.).
Tem algumas constituições tais como: é do tipo metamorfismo regional e de contacto, é derivada do calcário e dolomitos.
Em Portugal, podemos encontrar as maiores explorações de mármore na região de Borba, Vila Viçosa e Estremoz.
in Wikipedia.pt (adapt.)

Rochas

XISTO
(Inês Almeida, 10°E)



Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).


É uma rocha sedimentar formada por acumulação de argilas.
A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um folhelho e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, e posteriormente a filito, finalmente passa a xisto.

Wikipedia.pt (adap.)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Rochas ornamentais: Mármore, Borba

Localização: Borba
Sequência de mármores com intercalações metavulcânicas, evidenciando falhas sin-sedimentares.
Pedreira Marlino, núcleo de exploração de mármores de Carrascal/Encostinha.

Foto de Paulo Henriques

Exploração mineira - melhorias para as populações da área envolvente




"...o auge da exploração aconteceu depois de 1941, ano em que foi constituída a Companhia Portuguesa de Minas, que funcionou essencialmente com capitais e administração britânicos. Ficou conhecida como a “Companhia Inglesa” e a ela se devem importantes melhoramentos na região, como a abertura de estrada a partir da Ponte de Telhe e a instalação de electricidade e telefone nas minas (Vilar, 1998). O complexo mineiro da Poça da Cadela possuiu uma área de exploração de W e Sn associado de cerca de 57 ha e integra tanto as instalações técnicas e administrativas, como as residências e diversas entradas de galerias. Foi a concessão mais rentável em Regoufe, sendo possível encontrar ainda hoje diversas galerias e escombreiras espalhadas por toda a zona central. "

Vilar, A. (1998). O volfrâmio de Arouca no contexto da segunda guerra mundial (1939 – 1945). Câmara Municipal de Arouca (Ed.), 61 p.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Rochas ornamentais: mármore

Mármore
André Pires (10E)


Mármore é uma rocha metamórfica originada a partir de calcário exposto a altas temperaturas e pressão.
O mármore é uma rocha explorada para uso em Construção civil.
Características:
· Mineralogia principal - calcite, dolomite
· Constituintes menores - quartzo, pirite, anfibólios, diopsídio, etc.
Wikipedia.pt

Condições de Formação:
Formam-se por recristalização resultante tanto de metamorfismo de contacto como de metamorfismo regional.
Os mármores formam-se nas regiões caracterizadas pela presença de rochas carbonatadas que sofreram fenómenos metamórficos relacionados com processos orogénicos e, por isso, são relativamente comuns nas zonas montanhosas.
e-geo - INETI
Base de dados do museu geológico

A tempestade esperada!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Rocha sedimentar: Diatomito

Diatomito



Local de Colheita: Mina de Diatomito "Quinta do Jardim", Estrada de Óbidos para a Dagorda




Mineralogia: Rocha sedimentar silicosa biogénica, muito fina, constituída essencialmente por restos microscópicos de carapaças de diatomáceas (Filo Bacillariophyta). Diatomáceas são algas unicelulares.


Aplicações:
O diatomito é uma rocha de aplicação variada, como, por exemplo, na fabricação da dinamite. Devido a sua grande porosidade pode absorver três vezes mais, o seu peso em nitroglicerina. Permite a produção de tijolos muito leves e resistentes, onde o alto teor em SiO2 faz com que o material seja um óptimo refractário, especialmente usado como isolante térmico.


Produção de minérios não metálicos, 1999-2004


Em Portugal, os minérios não metálicos sofreram, no período de 1999-2004, um aumento da sua produção, apesar de algumas oscilações verificadas em alguns subsectores, como é o caso da diminuição da produção de feldspato e de quartzo em 2004.
Os minérios não metálicos mais importantes são:
1. sal-gema
2. feldspato
3. areias feldspáticas
4. talco
5. quartzo.


LOBATO, Cláudia - GEOGRAFIA 10, Parte 2, Areal Editores, Porto, 2007