quarta-feira, 31 de março de 2010

Sismo Portugal Continental - 31.Março.2010

Fonte: INM

Data(TU) : 2010-03-31 03:12
.
Lat. .........Lon....... Prof. .......Mag. ...........Ref. .......................Grau ........Local
.
36,77 ..... -9,76 ........21 .......4,2 .......SW Cabo S.Vicente............IV ............Lagos

.

Novo sismo sentido em Portugal continental, agora com o epicentro a Sudoeste do Cabo de S. Vicente, na crosta oceânica, junto de elevações submarinas "Gorringe"e do "Canhão de S. Vicente".

Como se pode ainda observar no mapa de sismicidade, é uma região que manifesta uma relativa actividade sísmica de baixa e média intensidade.

.

terça-feira, 30 de março de 2010

Adega Cooperativa de Portalegre (ACP) entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola (SAA)

Portalegre/Vinho: ministério da Agricultura autoriza Adega de Portalegre a prestar aconselhamento agrícola a mais de 230 associados

Portalegre, 11 fev (Lusa) – A Adega Cooperativa de Portalegre (ACP), com mais de 230 cooperantes, anunciou hoje que o Ministério da Agricultura reconheceu aquela associação como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola (SAA).
“Mais uma vez mostramos solidariedade para com os nossos associados e acima de tudo mostrámos que continuamos a modernizar-nos e a acompanhar os novos tempos”, disse à agência Lusa a directora comercial da ACP, Fernanda Dias.
O SAA tem como objectivo fortalecer as relações que existem entre os fluxos de matérias e os processos agrícolas e ajudar os viticultores a perceber quais as normas e requisitos relativos ao principio da condicionalidade.
A condicionalidade faz parte da Politica Agrícola Comum (PAC) e tem como objectivo sensibilizar os agricultores para que pratiquem uma agricultura que respeite o ambiente, preserve a saúde e o bem-estar animal e promova a segurança alimentar.
Esta política visa ainda assegurar a manutenção das terras em boas condições agrícolas e ambientais, impedindo o abandono das terras agrícolas, num regime de apoios desligado da produção.
Através deste reconhecimento a ACP, em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), vão poder disponibilizar aos seus sócios um conjunto de informações que permite ao viticultores cumprir várias normas comunitárias.
Entre as quais, uma agricultura sustentável relativamente à condicionalidade e à segurança no trabalho, um serviço personalizado envolvendo a visita a todas as parcelas do produtor, recolha, análise e tratamento da informação relevante.
Outro dos benefícios que os agricultores vão obter passa por receberem informação acerca dos indicadores que lhe são aplicáveis e da localização das suas parcelas em zona vulnerável e/ou rede natura 2000.
De acordo com Fernanda Dias, a ACP produziu em 2009 “dois milhões de litros de vinho” e obteve um volume de negócio que rondou os “três milhões de euros”.
No que diz respeito às exportações, a responsável pela área comercial da adega referiu que aquela cooperativa exportou em 2009 cerca de 20 por cento da sua produção.
“O nosso mercado ainda é bastante residual. Essa não tem sido a linha de produção, nem a nossa estratégia”, sublinhou.

No mercado desde 1955 anos, a ACP produz os vinhos da marca “Conventual”, “Conventual Reserva”, “Portalegre DOC”, “Quinta da Cabaça” e ainda o “Terras de Baco” engarrafado e na modalidade de “bag in box”.
Recolha Luís Bonifácio, 11°E (in http://www.portalalentejano.com/)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010 - Testemunhos

"Eu não senti, foi mais ouvir.
Estava na sala, comecei a ouvir os copos todos a tremer, ouvi um barulho vibratório. O meu pai chamou-nos logo e disse para sairmos dali. Durou cerca de 8 a 10 segundos."
Matilde Vaz da Silva, 11°E

domingo, 28 de março de 2010

Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010 - testemunhos





"Eu senti! Parecia tipo um camião a passar mesmo ao lado da minha casa, senti o chão a tremer, parecia que ia cair. Foi uma sensação estranha, mas até foi giro!!! Mas durou poucos segundos."
Sandra Martins, 10°E



"Eu também senti o sismo em Elvas.
Estava no quintal, encostada a uma mesa, que por sinal estava carregada de copos, talheres e pratos. Ouviu-se um enorme ruído, e senti o chão a tremer. Comecei por pensar que seria um camião a passar, como foi uma coisa muito rápida, mas logo a seguir deu na televisão que tinha sido um sismo em Elvas."
Madalena Nobre, 10°E

Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010 - IGN Espanha



O Instituto Geográfico Nacional (de Espanha) tem no seu site os seguintes dados:



Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010




Eu estava sozinha em casa e ia no corredor, quando de repente ouvi um grande barulho e o chão começou todo a tremer (pensava que era o meu vizinho de baixo a jogar consola, porque muitas vezes o meu chão treme devido ao barulho), fui a correr para a sala e foi quando vi tudo a tremer. O prédio tremeu todo e eu entrei em pânico! Não fiz mais nada, abri a porta e abalei a fugir para fora do prédio (os meus vizinhos fizeram o mesmo, toda a gente saiu de casa), onde permaneci pelo menos 10 minutos até que aquilo acalma-se, pois poderia haver alguma réplica. Foi um grande susto!

Vânia Ramalho, 11°G

Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010 - sismograma

Sismograma da estação de Manteigas com o registo do sismo com epicentro a Este de Sousel (Portalegre).



Relatos de alunos da escola que sentiram o sismo:

"Eu assisti! Estava em casa e comecei a ouvir um ruído muito grande depois senti a televisão a abanar deu logo para perceber. Foi um grande susto."
João Valente, 10°E


"Estava na cozinha e de repente os pratos e os talheres começaram todos a abanar e ouviu-se um barulho estranho."
Rute Carvalho, 10°E



"Estava em casa e de repente começo a ouvir barulho (pensei que fosse trovoada), o chão começa a abanar e os copos da cristaleira a abanar também! Pensei logo: terramoto! Lá vamos nós.
Saí para fora de casa até o terramoto acabar. Permaneci fora de casa mais 10 minutos depois de ter acabado para ter a certeza que não ia haver logo uma réplica seguida."
João Valverde, 11°G








sábado, 27 de março de 2010

Sismo 27.Março.2010 - primeiras notícias

Sismo sentido em Elvas - 27.Março.2010 - Notícia Jornal Correio da Manhã


Epicentro registado na zona de Sousel
Sismo de magnitude 4.1 sentido no Alentejo (ACTUALIZADA).
Um abalo de magnitude 4.1 na Escala de Richter foi sentido este sábado em vários pontos da região do Alentejo.
Com epicentro a cerca de seis quilómetros a Leste da vila de Sousel, o sismo foi registado às 13h37.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora afirmou à Lusa que o sismo foi sentido em várias localidades do distrito, nomeadamente em Évora, Estremoz, Vila Viçosa, Arraiolos e Borba, não havendo até ao momento quaisquer vítimas ou danos.
O CDOS de Portalegre afirmou que o sismo foi sentido em todo o distrito e não há conhecimento de damos e de vítimas, também o CDOS de Beja disse que o abalo foi sentido em Cuba e Beja.
FERNANDO CARRILHO: MAIOR DOS ÚLTIMOS 30 ANOS
O director da Divisão de Sismologia do Instituto de Meteorologia, Fernando Carrilho, afirmou esta tarde que o sismo com epicentro a seis quilómetros de Sousel, em Portalegre, foi o maior dos últimos 30 na região do Alentejo, que não se caracteriza por elevada actividade sísmica, ao contrário de outros pontos do País, nomeadamente as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve.

Segundo o mesmo especialista, nas próximas horas são esperadas réplicas mas de magnitude "bastante mais baixa" relativamente à do episódio principal - 4,1 na escala de Richter."

Correio da Manhã, 27.Março.2010

Sismo sentido em Elvas 27 de Março de 2010, 13.37H

Ver aqui mais pormenores


Portugal Continental (Data de actualização 2010-03-27 13:37)


Lat.: 38,96
Long.:-7,63
Prof.: 15
Mag.: 4,1
Ref.
Grau: IV/V
Local epicentro: Este de Sousel

Data: 2010-03-27 hora: 13:37:53