quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Geração dos 30 anos pode perder até 60% da reforma

A geração dos actuais 30 anos poderá perder até cerca de 60% do seu rendimento à luz das regras de cálculo da reforma actualmente em vigor. Conclusões de um estudo, divulgado esta terça-feira, que prevê um futuro "infeliz" para estes jovens.
De acordo com o estudo "Reformas em Portugal: As Verdades que os Portugueses desconhecem", realizado pela Optimize - uma sociedade gestora especializada em produtos de poupança de particulares - o futuro da actual geração dos 30 anos é "infeliz", com o factor de sustentabilidade (impacto do aumento da esperança de vida média) a entrar nas regras do cálculo da reforma, referiu o administrador da Optimize, Diogo Santos Teixeira na apresentação do estudo.
Segundo as contas do estudo, um indivíduo actualmente com 30 anos, com um salário de 1.500 euros e a trabalhar desde 1999, aos 65 anos (com 40 anos de contribuições), deverá ver, com a sua reforma, o rendimento reduzir-se para metade, tendo em conta um crescimento anual médio do salário acima da inflação.
In http://www.diariodigital.pt/, 24 de Novembro 2008

Vamos afundar...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O "fumo" do avião ???



Nas camadas límpidas da atmosfera livre, mesmo que o ar esteja saturado as nuvens não se formam porque não há núcleos de condensação, o céu está limpo, não tem impurezas – ar sobressaturado.

Quando um avião passa, os reactores ao queimar gasolina, "sujam" o céu, libertando gases de escape, deixando lá núcleos de condensação. Pode então acontecer o fenómeno de condensação e as nuvens passam a ser visíveis, ou seja, torna-se visível um rasto deixado pelo avião.
Patrícia Sousa (11°E)
(fotografia e Texto)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Suspensa a extracção e produção de zinco em Aljustrel



Os trabalhadores das minas Neves Corvo e Aljustrel foram hoje surpreendidos com a suspensão da extracção e produção de zinco. Uma medida tomada pela empresa Lundin Mining Corporation devido aos preços baixos que se registam no mercado. Em causa estão, para já, cerca de cem postos de trabalho.

A extracção e produção de zinco nas minas de Neves Corvo e Aljustrel estão suspensas. Pelo menos até que os preços do metal aumentem nos mercados. Para a empresa exploradora das minas a suspensão deverá manter-se até que "haja uma recuperação dos preços" daquele metal no mercado. O anúncio foi feito em comunicado em que a Lundin Mining, proprietária das empresas concessionárias dos dois complexos mineiros alentejanos, a Somincor (Neves-Corvo) e a Pirites Alentejanas (Aljustrel), expressa, contudo, uma "perspectiva optimista de médio prazo em relação ao preço do zinco".

in NOTICIAS.rtp.pt
Sexta, 14 de Novembro 2008

.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estação hidrométrica - Ponte de Algalé (Arronches-Elvas)

Mapa de parte da Rede de monitorização das águas superficiais
da Administração Hidrográfica do Alentejo

Ribeira de Algalé Arronches-Elvas


Pormenor da Estação hidrográfica 19N.O2H - Ponte Algalé

O INAG, I. P., como Autoridade Nacional da Água, tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução da política nacional no domínio dos recursos hídricos de forma a assegurar a sua gestão sustentável, bem como garantir a efectiva aplicação da Lei da Água.

Uma das suas atribuições é:
d) Inventariar e manter o registo do domínio público hídrico e instituir e manter actualizados os sistemas de informação e de gestão de recursos hídricos, e promover a sua delimitação;
O organismo do INAG, o SNIRH (Sistema Nacional de Informação da Rede Hidrográfica), recolhe, compila e analisa a informação das águas nacionais.