sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Suspensa a extracção e produção de zinco em Aljustrel



Os trabalhadores das minas Neves Corvo e Aljustrel foram hoje surpreendidos com a suspensão da extracção e produção de zinco. Uma medida tomada pela empresa Lundin Mining Corporation devido aos preços baixos que se registam no mercado. Em causa estão, para já, cerca de cem postos de trabalho.

A extracção e produção de zinco nas minas de Neves Corvo e Aljustrel estão suspensas. Pelo menos até que os preços do metal aumentem nos mercados. Para a empresa exploradora das minas a suspensão deverá manter-se até que "haja uma recuperação dos preços" daquele metal no mercado. O anúncio foi feito em comunicado em que a Lundin Mining, proprietária das empresas concessionárias dos dois complexos mineiros alentejanos, a Somincor (Neves-Corvo) e a Pirites Alentejanas (Aljustrel), expressa, contudo, uma "perspectiva optimista de médio prazo em relação ao preço do zinco".

in NOTICIAS.rtp.pt
Sexta, 14 de Novembro 2008

.

1 comentário:

Soraia Branco disse...

professor deixo aqui uma noticia que retirei da net

Os representantes sindicais dos mineiros de Aljustrel estarão hoje a partir das 10:00 no Ministério da Economia para ouvir o ministro Manuel Pinho sobre os resultados das negociações de uma eventual venda da empresa que explora a jazida.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) reclama o reinício da laboração da mina e espera até hoje pelo resultado das negociações promovidas pelo ministério da Economia para a venda da empresa a um consórcio estrangeiro, que poderá resolver o problema resultante da cessação dos trabalhos nas minas a 13 de Novembro.

Segundo o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, Jacinto Anacleto, o ministro Manuel Pinho pediu aos delegados sindicais para que aguardassem até hoje para a conclusão das negociações de uma eventual venda das Pirites Alentejanas.

“Vamos dar o benefício da dúvida”, afirmou o dirigente após uma reunião terça-feira com o ministro.

A delegação do STIM reivindica a manutenção dos postos de trabalho, a reintegração dos trabalhadores “que foram pressionados a rescindir contrato e a viabilidade da empresa”.

A Lundin Mining, que detém a Somincor (da mina de Neves-Corvo) e a PA (mina de Aljustrel), suspendeu no passado dia 13 a extracção e produção de zinco naqueles dois complexos mineiros, localizados no distrito de Beja, devido à baixa cotação daquele metal no mercado.

Durante a suspensão, que vai manter-se até que “haja uma recuperação dos preços”, as minas de Aljustrel ficará com a produção parada e em situação de manutenção das instalações.



JMG/ER

Lusa/Tudoben