segunda-feira, 29 de junho de 2009

A pesca tradicional - arte xávega

A preparar o "Lance"
Vieira de Leiria, Junho.2009



A arte xávega é um dos mais antigos e característicos processos de pesca artesanal que, na Nazaré, adquiriu particularidades específicas (1). Os seus elementos identificativos são inúmeros, começando pela embarcação usada – fundo chato, proa em bico elevado, decoração simples. Também a rede usada neste tipo de pesca possui características próprias, sendo constituída pelo saco (onde se acumula o peixe) e pelas cordas, cuja extensão varia conforme a dimensão da rede e dos lances. A companha, variável, era, na generalidade composta por 8 homens: o arrais, à ré; 3 remadores no banco do meio, os "revezeiros", os que "vão de caras p´ró mar", 2 no banco da proa e outros tantos no "banco" sobre a coberta; embora esta disposição não fosse rígida, labutavam, tantas vezes estoicamente, num remar vigoroso e cadenciado, a caminho dos lances dos lances que lhe davam o sustento.

(1) Baseado no estudo “O Lance de Arte Xávega”, realizado pelo Museu Dr. Joaquim Manso (1993)


5 novas cidades e 22 novas vilas





Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

De acordo com a legislação, salvo "importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica", uma localidade pode ser elevada à categoria de cidade de tiver mais de oito mil eleitores e pelo menos metade dos seguintes equipamentos: instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espectáculos e centro cultural, museus e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos e parques ou jardins públicos.


para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de 3.000 eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação dos correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública.
LUSA
in Público - 12.Junho.2009

domingo, 28 de junho de 2009

Situação meteorológica - 28.Junho.2009







Situação meteorológica 23.Junho.2009 - Pequena "vaga de calor"



Nas imagens apresentadas é possível observar o resultado do intenso aquecimeto da superfíce: formação de centros de baixa pressão (um deles no centro da Península Ibérica), que deram origem a um fluxo de ar proveniente de Sul, atravessando o Atlântico, logo com um trajecto marítimo (Massa de ar tropical marítimo).
O resultado foi uma pequena vaga de calor em que as temperaturas atingiram 41°C no interior Sul de Portugal, em que para além da temperatura elevada se registou um humidade elevada, dando origem a ar quente e "abafado" (com humidade), e que do ponto de vista bioclimático se caracterizou por "desconforto elevado".

Central fotovoltaica de Ferreira do Alentejo

Fotografia: Inês Almeida 10°E



Esta é a imagem dos painéis solares da central fotovoltaica de Ferreira do Alentejo, a qual visitámos no passado dia 15 de Maio de 2009, pertencente à empresa Net Plan.



Actualmente está a ser construída outra central fotovoltaica: a central solar da Sociedade Ventos da Serra. Esta é a terceira no concelho de Ferreira do Alentejo, depois de uma do grupo Generg, com 12 MW, em instalação e que deverá começar a produzir parcialmente em Março, e de outra da empresa Net Plan, com 1,8 MW distribuídos por cinco pequenas centrais e que começou a funcionar em Dezembro de 2008.
Texto: Inês Almeida
e Alentejo Magazine (Adaptado)

sábado, 6 de junho de 2009

Situação meteorológica - precipitação: a chuva

Situação meteorológica - 5 de Junho de 2009 - 7.30 H









A sequência de imagens mostra a situação meteorológica em Portugal continental e mais concretamente, na zona de Portalegre/Elvas, local onde se obteve a fotografia no solo (Cidade de Portalegre a partir da Serra de S. Mamede).
A partir da carta sinóptica pode observar-se localização das perturbações da frente polar.
A influência da aproximação de uma frente em situação de oclusão.
As massas de ar associadas.
A imagem de satélite onde se observa a nebulosidade associada.
Na fotografia a partir solo, observa-se o estado da atmosfera para aquele momento.
Consdera-se ainda a seguinte previsão do INM:

Instituto Nacional de Meteorologia
Previsão para 6ª Feira, 5 de Junho de 2009
Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, que podem ser por vezes fortes,mais frequentes durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste,
soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) nas terras altas.
Pequena descida de temperatura.
Neblina ou nevoeiro matinal.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A aquicultura na Noruega



"Desde o primeiro salmão nascido em cativeiro, no início dos anos 60, são já 800 as "quintas" norueguesas de piscicultura, que produzem mais de 400 mil toneladas de salmão e 42 mil toneladas de trutas.
O segredo do êxito da produção é a investigação em aquicultura desenvolvida nas quintas daquele país nórdico.
A última espécie "cultivada" é o bacalhau, peixe cuja biologia peculiar colocoou dificuldades à criação em cativeiro".

In Super Interessante, n°48, Abril de 2002