quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Turismo: Lisboa é uma das capitais europeias mais promissoras




Estudo diz que o elevado número de dormidas na cidade e o sólido crescimento torna-a uma das mais promissoras para o futuro

Só Amesterdão se classifica à frente de Lisboa no que diz respeito ao número de dormidas relativo ao número de habitantes na cidade das sete colinas. Em Amesterdão contam-se 13,0 dormidas de turista por cada habitante, enquanto em Portugal se contam 12,6.

Este indicador aliado a um sólido crescimento do número de dormidas entre 2005 e 2010 levou a considerar Lisboa como uma das cidades europeias mais promissoras para o turismo. Numa matriz em que é considerado o número relativo de dormidas e o seu crescimento entre 2005 e 2010, a Roland Berger conclui que Lisboa é uma das mais promissoras, juntamente com Amesterdão e Estocolmo.

As três cidades são agrupadas na categoria de “estrela” juntamente com Zurique, Roma Viena e Copenhaga. As restantes categorias agrupam as outras 21 cidades com as denominações de “elevado potencial”, “seguidoras” ou “retardatárias”.

Neste estudo, Lisboa lidera o ranking de cidades que não disponibilizam dados de receita por quarto de hotel disponível, item que a consultora utiliza para medir a criação de valor. Entre as 24 cidades, apenas 10 disponibilizaram estes dados e Londres lidera este grupo, seguida por Paris, Berlim e Roma.

(...)

Este estudo teve em consideração sete critérios. Um dos mais importantes é o da criação de valor e apenas 10 cidades apresentaram dados para este “item”. Entre os restantes, os principais são: crescimento do número de dormidas, crescimento da capacidade hoteleira e acessibilidade.

In, Revista Sábado (29-12-2011)


Post de N. Palmeiro, 11ºD (Ano lectivo 2011/2012)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobreiro já é a Árvore Nacional

Sobreiro (Querqus suber) - Marvão, Serra de S. Mamede
 

A partir desta quinta-feira, o sobreiro é a Árvore Nacional de Portugal, depois de um projecto de resolução aprovado, por unanimidade, na Assembleia da República e de uma petição pública com 2291 assinaturas.



“A partir de agora, abater um sobreiro não será apenas abater uma árvore protegida, mas sim, um símbolo nacional”, disse ao PÚBLICO o deputado socialista Miguel Freitas, relator do projecto. “O consenso total na Assembleia da República foi muito importante”, acrescentou.

O sobreiro é espécie protegida pela legislação portuguesa desde 2001. Mas essa protecção não foi suficiente para travar a regressão da árvore em território português, motivada por “práticas erradas, nomeadamente de mobilização de solo que danificam as raízes, e doenças ou a combinação das duas situações”, salientou Miguel Rodrigues, da associação Árvores de Portugal. Além disso, “a lei que protege o sobreiro está constantemente a criar situações de excepção para empreendimentos que permitem o abate de árvores”.


O sobreiro, árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa uma área de cerca de 737.000 hectares dos mais de 3,45 milhões de hectares de floresta em Portugal, segundo o último Inventário Florestal Nacional, de 2006. Hoje é responsável por 10% das exportações nacionais. “De momento, a cortiça é um dos produtos mais importantes da economia nacional”, salientou o deputado Miguel Freitas.

Mas a sua importância não se esgota na cortiça. “Esta árvore representa o montado, um dos ecossistemas mais importantes da Europa e as espécies ameaçadas que dele dependem”, acrescentou.


22.12.2011
Helena Geraldes



In Jornal Público, 22.Dez.2011 (Adapt)















domingo, 18 de dezembro de 2011

Portugal já é o país onde os bebés morrem menos



País atingiu o nível mais baixo de sempre nas mortes de crianças com menos de um ano, ficando no topo da lista de países com melhores resultados, com 2,5 óbitos por cada mil bebés que nascem com vida


De acordo com o director-geral da Saúde, Francisco George, "não há países com níveis melhores do que aqueles que foram atingidos em Portugal". Com 256 óbitos de crianças a viver em Portugal, houve uma redução de cem mortes num ano (eram 362), menos 30% num ano.


in Diário de Notícias, 18.Dez.2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Litoral: salvamento - Seis pescadores desaparecidos encontrados com vida ao largo da praia da Tocha





Os seis tripulantes da embarcação de pesca “Virgem do Sameiro” foram hoje encontrados com vida a 12 milhas, cerca de 22 quilómetros, da praia da Tocha, a norte do cabo Mondego.

Os pescadores foram detetados pelo helicóptero da Força Aérea às 11H15 e às 11H30 estavam a ser resgatados um a um. Vão ser depois transportados para o aeródromo militar de Monte Real.

Os homens estavam à deriva numa balsa salva-vidas.
A embarcação estava desaparecida desde terça-feira ao largo da Figueira da Foz.


Post por A. Cobra Santos
(10G - 2011/2012)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Taxa de desemprego em Portugal nos 11,1%

por DN.pt e Lusa01 Abril 2011


O desemprego em Portugal ficou nos 11,1 por cento em Fevereiro, o que significa que há mais de 620 mil desempregados no País.


Esta taxa de desemprego hoje, sexta-feira, revelada pelo Eurostat representa uma subida em termos homólogos face aos 10,5 por cento em Fevereiro de 2010 e uma descida em cadeia face aos 11,2 por cento em Janeiro.
Na União Europeia a taxa de desemprego fixou-se nos 9,5 por cento em Fevereiro, face aos 9,6 por cento no mesmo mês de 2010, e na zona euro nos 9,9 por cento, contra os 10 por cento em termos homólogos.
No mês em análise, Portugal ocupa o décimo lugar dos países da UE com a taxa de desemprego mais elevado, de acordo com a tabela da totalidade dos países, incluindo aqueles cujos últimos dados disponíveis são relativos a Dezembro de 2010.
Por outro lado, para os 21 países onde existe informação disponível de Fevereiro de 2011, Portugal ocupa a sexta posição dos que têm mais desemprego, avança o Eurostat.
Em Fevereiro, as taxas de desemprego mais elevadas verificam-se em Espanha (20,5 por cento), na Irlanda (com 14,9 por cento), Eslováquia (14 por cento) e Bulgária (com 11,6 por cento). A taxa de desemprego na Lituânia foi de 17,4 por cento no quarto trimestre de 2010 e na Letónia de 17,3 por cento no mesmo período. As mais baixas taxas de desemprego, por sua vez, situam-se na Holanda (4,3 por cento), Luxemburgo (4,5 por cento) e na Áustria (4,8 por cento).
In Diário de Notícias e Lusa, 11 de Abril de 2011
Post de Cláudia Leonardo
(10G 2011/2012)

domingo, 13 de novembro de 2011

Crise obriga portugueses a emigrar




Mesmo os mais qualificados são «empurrados» para o estrangeiro

A crise tem «empurrado» muitos portugueses para outras paragens. Sem perspectivas de trabalho em Portugal, multiplicam-se os casos de pessoas que decidem emigrar para dar a volta às dificuldades.

É certo que sempre fomos um país de emigrantes, mas o fenómeno é cada vez mais visível e afecta também sectores da sociedade com elevada formação académica.

Por: tvi24 / Pedro Veiga


(Post de A. Cobra Santos, 10ºG
2011/2012)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Onda de 30 metros na Praia do Norte - Nazaré



O surfista havaiano surfou uma onda com cerca de 30 metros na Praia do Norte. McNamara estava na Nazaré no âmbito do projecto North Canyon Show 2011 quando apanhou a onda gigante. A Praia do Norte está sob o efeito de um fenómeno designado "Canhão de Nazaré", que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal (in SIC Notícias).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Outubro foi o mais quente em 80 anos




O mês de Outubro foi o mais quente dos últimos 80 anos em Portugal Continental, segundo dados hoje revelados pelo Instituto de Meteorologia (IM).

O IM indica que o mês de outubro foi o mais quente desde que se iniciaram os registos, em 1931, situação que se deveu "em grande medida à influência de uma massa de ar quente e seco transportado do Norte de África e com trajeto sobre o Mediterrâneo e a Península Ibérica".

O Instituto de Meteorologia salienta que nos primeiros 20 dias de outubro se registaram "valores muito elevados da temperatura máxima do ar".
Segundo O IM, outubro foi o mais quente desde 1931, com um valor médio da temperatura máxima do ar de 25,96 graus centígrados (ºC).
O valor médio da temperatura média do ar, 18,91ºC, foi também o mais elevado dos últimos 80 anos e o valor médio da temperatura mínima do ar (11,86ºC) foi igualmente superior, adianta aquele organismo.
O IM diz ainda que, em termos de precipitação, o mês de outubro registou um valor inferior ao normal.
in SICNotícias, 4.Novembro.2011


(Post de Ana Cobra, 10ºG - 2011/12)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alentejo vai produzir 175 milhões de euros de ouro nos próximos anos


Sondagens geológicas na Região de Montemor-o-NoveIn Colt Resorces




Jornal Público, por Luís Francisco
O Colt Resources espera extrair 140 mil onças de ouro (cerca de quatro mil quilos) nos primeiros cinco anos de exploração da nova concessão de Montemor-o-Novo e Évora, cujas reservas estão estimadas, na visão mais optimista, em cerca de 12 milhões de onças.

A preços de mercado, o minério retirado nesta fase de arranque vale perto de 175 milhões de euros – o Estado receberá 4% do volume de produção da mina após o terceiro ano de exploração.
O contrato da concessão experimental foi hoje assinado em Lisboa, no Ministério da Economia e do Emprego, e a produção deverá começar dentro de três anos. Jorge Valente, da Colt Resources, adiantou mais alguns números: a empresa vai investir 53 milhões de euros e criar cerca de 150 empregos directos. Apesar de a zona já reconhecida (cerca de 6km) apresentar números animadores, ela representa apenas um quinto da área que se espera poder vir a ser explorada com sucesso.



In Jornal Público (Adaptado), 2.Nov.2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Portugal tem a segunda mais baixa taxa de fecundidade do mundo

Portugal vai ter, nos próximos quatro anos, a segunda mais baixa taxa de fecundidade do mundo, com apenas 1,3 filhos por mulher, apenas ultrapassado pela Bósnia-Herzegovina (1,1), revela um relatório divulgado esta quarta-feira pelas Nações Unidas.

Portugal tem indicadores iguais à Áustria e Malta. Na Alemanha, a taxa é de 1,5. Em termos globais, o mundo deverá chegar aos sete mil milhões de habitantes na próxima segunda-feira, refere o relatório.

Menos nascimentos, mas também menos mortosPortugal apresenta o 11º melhor lugar na mortalidade até aos cinco anos de vida, com 3,7 crianças falecidas em cada mil que nascem, ainda segundo o Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011.

O estudo indica que também na esperança de vida o país surge com um dos mais elevados valores entre os 188 estados da tabela, com uma previsão de 83 anos para as mulheres e 77 para os homens que nasçam até 2015.

in TVi24, 26.Out.2011

Relatório das Nações Unidas: Portugal com poucos bebés num mundo de 7000 milhões de pessoas




O mundo está prestes a ter 7000 milhões de ser humanos — é na segunda-feira, 31 de Outubro, que nascerá o bebé que arredondará as contas, segundo as Nações Unidas. Mas a evolução da população mundial no próximo século é complicada, com os países mais ricos, onde se inclui Portugal, a envelhecerem e a perderem população, e os mais pobres, sobretudo em África, a crescerem ainda, segundo o relatório anual da ONU sobre o estado da população, hoje divulgado.

Portugal está bem colocado nos tradicionais índices civilizacionais: está em 11º na mortalidade até aos cinco anos, com 3,7 crianças falecidas em cada mil que nascem, e na esperança de vida surge com um dos mais elevados valores entre os 188 Estados da tabela, com 83 anos para as mulheres e 77 para os homens que nasçam até 2015.

Mas Portugal tem a terceira pior taxa de fertilidade no mundo, logo a seguir à Bósnia-Herzegovina e Malta: para o período 2010-2015, a previsão é que nasçam apenas 1,3 filhos por mulher em Portugal, bem menos do que os 2,1 necessários para a reposição das gerações.
Hoje, 42% da população mundial vive em países onde não nascem bebés suficientes para pelo menos substituir os seus pais. Isso é o que está a acontecer na maior parte dos países ocidentais, embora alguns sejam excepção, como a Islândia e a Irlanda.



in Jornal PÚBLICO, 26.Out.2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rio Tinto quer investir mil milhões em Moncorvo

Mine operations, canadá (Photo courtesy of Rio Tinto)




Rio Tinto quer investir mil milhões em Moncorvo!


A Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, quer investir mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal.
O projecto será realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas, revelou fonte próxima das negociações à Lusa.
O investimento está a ser negociado entre o Governo, a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI - Minning Technology Investments, e a Rio Tinto, refere a mesma fonte.
O Ministério da Economia confirma oficialmente que está "a desenvolver negociações com uma das maiores empresas do mundo para um grande investimento no sector mineiro em Portugal", sem, no entanto, avançar qualquer dado sobre o assunto.
Álvaro Santos Pereira já tinha anunciado a 27 de Setembro na RTP que existia uma multinacional que pretendia fazer um grande investimento em Portugal, escusando-se na altura a avançar com detalhes.
Fonte ligada às empresas diz que, caso as negociações com a Rio Tinto cheguem a bom porto, o investimento vai permitir que a pequena vila transmontana receba "uma autêntica cidade, porque é preciso fazer tudo desde o início", e será provável que o investimento demore cerca de 10 anos a concretizar até que comece a laborar.

(...)

Segundo o sítio da empresa na internet, o projecto tem "reduzidos constrangimentos ambientais", "proximidade dos portos atlânticos de Aveiro e Leixões", "apoio institucional das autoridades nacionais, regionais e locais" e "disponibilidade total e imediata de água, energia, infra-estrutura e capacidade de escoamento".
(...)

Post por J. Cortez,
(11ºD, 2011/2012)

domingo, 17 de julho de 2011

Temperatura da água do mar - 17 de Julho de 2011





A partir da imagem podem observar-se que as temperaturas da água do mar, junto à linha de costa do território continental, apresentam valores relativamente baixos (18/19°C), se comparados com a costa algarvia (até 24°C), com o Mar Mediterrâneo (+/-26°C), e até com o Atlântico central onde as temperaturas da água atingem 25°C (neste caso associado à "corrente do golfo").
Influência do mecanismo de up welling agora acentuado pelos ventos a soprar de N e NW.



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Situação meteorológica - 15 de Julho de 2011








Nas imagens apresentadas pode observar-se a posição do Anticiclone dos Açores no Atlântico Norte (carta sinóptica) e a sua enorme área de influência.


Este anticiclone tem vindo a obrigar ao deslocamento, para Norte, das perturbações da frente polar e os sistemas frontais a ela associados. De notar que os sistemas frontais ao atingir a Península Ibérica já se encontram em fase de oclusão (frentes oclusas).


Na imagem de satélite pode observar-se a penetração de uma massa de ar polar marítima, que contorna o anticlone dos Açores e chega ao território da Península Ibérica, o que tem levado nos últimos dias a um decréscimo das temperaturas do ar e à formação de alguma nebulosidade (por nuvens altas).
Verifica-se também a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso.

domingo, 3 de julho de 2011

Agricultura moderna - rega com pivot central (rotativo): Hortícolas - Alhos

Caia, Elvas - Sistema de rega por pivot central




Um dos aspectos importantes da agricultura moderna é a possibilidade de irrigação, tornando a produção agrícola menos depende e condicionada pelas condições climáticas.




O valor dos Pivots centrais aumentou ainda mais, agora que as ferramentas disponíveis em forma de controlo informatizado e de tecnologia de aspersores chegaram a um novo nível. As suas aplicações também se estenderam ao âmbito da distribuição não só da água, mas de nutrientes e produtos químicos por meio da fertirrigação e da quimigação.


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Situação meteorológica - 1 de Julho de 2011: e as nuvens???




Um centro de baixas pressões localizado a sudoeste da Península Ibérica permitiu a entrada de uma massa de ar tropical marítima que trouxe alguma humidade ao território continental (Carta sinóptica MetOffce).
Com a insulação intensa e a massa de ar tropical continental (quente e seca), houve uma acentuada subida da temperatura.

Hoje, estas condições conjugadamente, provocaram um aumento generalizado da nebulosidade do ar, tal como se pode ver na imagem da AEmet, e que se pôde observar na região de Elvas e Portalegre.















sábado, 25 de junho de 2011

Termograma de Elvas - 25 de Junho de 2011









In AEmet







Estação Meteorológica de Elvas (EMA) - IM






In IM







Durante os próximos dias o estado do tempo no continente e na Madeira será influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, e que se estenderá gradualmente, em crista, até à Europa Central.
(...)

Para o fim de semana, com a corrente de leste bem definida, prevê-se tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40ºC. De salientar também que, no fim-de-semana, a temperatura mínima pode variar entre 18º e 24ºC, em particular na região Sul.




Termograma comparativo Lisboa/Elvas - Litoral /interior

Estação Meteorológica Elvas (EMA), IM




Estação Meterológica Lisboa (I. Geofísico) (EMA) - IM




Os centros de acção a afectar o território continental provocam a entrada de uma massa de ar quente e seca proveniente do Norte de África.

Durante vários dias far-se-á sentir um aumento das temperaturas do ar.

Contudo, é notória a diferença das temperaturas do ar sentidas no litoral (Lisboa) e no interior do país (Elvas), como se pode observar pela comparação dos termogramas apresentados.

As diferenças são notórias para as temperaturas mínimas, para as máximas e para a amplitude térmica diária.




segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trovoadas - Condições favoráveis à sua formação


Fig. 1 - Carta Sinóptica - 17.00H

Fig. 2 - Imagem satélite - Massas de ar - 17.00H



Fig. 3 - Imagem de Satélite (vísivel, 17.00H)




Fig. 4 - Nuvem de desenvolvimento vertical: Cumulonimbos (Vista de Portalegre para Sul) - 17.50H





Continuam a verificar-se as condições favoráveis à formação de "Trovoadas": temperaturas elevadas e entrada de ar marítimo (fornecendo humidade ao ar), que ao iniciar movimentos ascendentes de ar, origina as nuvens de desenvolvimento vertical e, consequentemente, a formação de trovoadas com possibilidade de formação de granizo.
O centro de baixas pressões localizado a sudeste da costa algarvia (Fig. 1) permite entrada de ar marítimo (massa de ar tropical marítima) aumento a humidade do ar (Fig. 2 - seta vermelha),
permite entrada de ar marítimo.


rápida do ar na atmosfera origina a formação de nuvens de desenvolvimento vertical (nuvens de cor branca na fig. 3), observáveis no interior da Península Ibérica.


Vista do solo, a referida nuvem de desenvolvimento vertical (fig. 4).

sábado, 28 de maio de 2011

Aeroporto de Beja: 44 “charters” de ingleses até Outubro


Maquete - Terminal de Passageiros (lado ar) - EDAB


Os turistas ingleses que já reservaram viagens para Portugal em voos "charter", entre Londres e Beja, de 22 de Maio a 16 de Outubro, têm uma média de idades de 50 anos.

Os principais destinos são Évora, Tróia, Vila Nova Milfontes, Estremoz, Castelo de Vide, Marvão, Beja, Portel e Alqueva, segundo Rui Oliveira, porta-voz da ANA – Aeroportos de Portugal.


Segundo a ANA, a nova ligação entre a capital inglesa e o Baixo Alentejo foi classificada pelo jornal britânico "The Sunday Times" como "uma das seis mais interessantes propostas para os londrinos se deslocarem este ano" e revela como é "notória a atenção que o Alentejo está a suscitar junto da comunicação social inglesa".

A operação do Sunvil, a primeira operação comercial de voos "charter" no aeroporto de Beja, inclui 22 ligações, num total de 44 voos, entre os aeroportos de Heathrow (Londres) e o de Beja, num avião Embraer, com 49 lugares.
Os voos partem às 6 horas do aeroporto de Heathrow e chegam às 8.55 horas a Beja; o regresso sai às 9.25 horas do Baixo Alentejo para aterrar em Londres às 12.20 horas.


26.Maio.2011
In Radio Elvas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mau tempo. Trovoada de cinco minutos deixa caos em Viseu







Lamego foi a cidade mais afectada pela tempestade, que provocou inundações e deslizamento de terras


Bastaram cinco minutos de chuva e granizo para provocar o caos, ontem à tarde, em Lamego. O distrito de Viseu foi atingido por uma tempestade violenta, que provocou inundações e vários condicionamentos em estradas.

Lamego foi a cidade mais afectada e o mau tempo levou todos os efectivos da Protecção Civil para a rua. O sistema de drenagem não aguentou a chuvada, o que provocou inundações e deslizamentos de terras para a zona mais baixa da cidade. O presidente da câmara, Francisco Lopes, explicava ontem que os funcionários da autarquia tentaram remediar os estragos e procederam, ao longo da tarde, "ao levantamento das tampas de saneamento para o escoamento das águas". Depois começaram as operações de limpeza. (...)

A trovoada provocou ainda um incêndio num barracão de lenha em Sande, por causa de um raio, e do outro lado do rio Douro também se fizeram sentir estragos: o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, adiantou que os bombeiros foram chamados para cerca de uma dezena de ocorrências, a maioria pequenas inundações provocadas pelo entupimento de sarjetas.

Um homem de 40 anos foi atingido por um raio quando trabalhava num telhado na aldeia de Cepões, nos arredores de Lamego. O comandante dos bombeiros, João Nuno, explicou à Lusa que o homem foi atingido num dos membros inferiores e transportado para o Hospital de Vila Real, com "ferimentos considerados graves", mas sem correr risco de vida. (...)

Tempo instável continua O tempo instável e as trovoadas são, segundo o meteorologista Manuel da Costa Alves, fenómenos habituais da segunda quinzena de Maio.

A diferença que se evidencia este ano é que as trovoadas chegaram mais cedo, "logo na primeira semana do mês", admite o especialista.

As trovoadas de Maio, acrescenta Manuel Costa Alves, são "situações muito irregulares no terreno" e, por norma, "têm poucos quilómetros quadrados de extensão". Caracterizam-se por chuva intensa durante espaços de tempo curtos e é difícil prever onde podem ocorrer. "Faz parte do processo de transição para o Verão", diz o meteorologista. É que o tempo já está quente "mas continua a haver a entrada de ar marítimo, o que leva à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, em altitude, e que geram grande quantidade de precipitação", descreve.

Para os próximos dias, pelo menos até sábado, o Instituto de Meteorologia prevê a continuação de tempo instável e quente, com ocorrência de aguaceiros e trovoadas.



Jornal ionline - por Rosa Ramos, Publicado em 26 de Maio de 2011, Com Lusa

terça-feira, 24 de maio de 2011

Chuva, granizo e trovoada colocam nove distritos com aviso amarelo




O Instituto de Meteorologia colocou nove distritos do continente com aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada.

O aviso é válido a partir das 13h00 de hoje e prevê-se que se prolongue até as 23h00, afectando Bragança, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viseu e Braga. O Instituto de Meteorologia (IM) justificou o aviso (o mais baixo de uma escala de três) com a previsão de “aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo, acompanhados de trovoada”.




(...)


Por PÚBLICO , 24.05.2011 - 10:34

Nuvem vulcânica já obrigou ao cancelamento de 500 voos

Vulcão Grimsvotn é o mais activo da Islândia




Imagem in Icelandic met office











A nuvem de cinzas provocada pelo vulcão islandês Grimsvotn, cuja erupção ocorreu no sábado, chegou à Escócia e à Irlanda e forçou as companhias aéreas a cancelar cerca de 500 voos, seis deles a partir de Faro. As cinzas chegaram também a alcançar o sudoeste da Noruega - onde o tráfego aéreo apenas sofreu perturbações menores -, e encaminham-se para o Sul da Europa.




in Público,
24.05.2011 - 17:00 Por Luísa Teixeira da Mota

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mau tempo: Forte chuvada desta tarde causa várias inundações em Elvas

Leito da Ribeira do Can-Cão (Estrada de Stª Rita) (Foto Linhas de Elvas)




A forte chuvada que fustigou hoje à tarde o concelho de Elvas provocou algumas inundações nas zonas baixas da cidade e em pontos críticos que se alagam quando a precipitação é elevada.
Carros alagados, salões de cabeleireiros, restaurantes e estradas cortadas foram as consequências mais visíveis do mau tempo nesta zona. Para a noite prevê-se mais aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.


sábado, 19 de março de 2011

Turismo da natureza - Arronches


Indicação do início de um percurso para observação de aves "Garça-boieira" e Garça-branca-pequena", nas proximidades da barragem do Caia, Arronches/Elvas.

O turismo da natureza permite efectuar actividades de ar livre em espaço natural, nomeadamente em paisagem rural, mesmo com a prática agrícola, quando esta tem a preocupação de preservar a paisagem , permite a manutenção de alguns ecossistemas, como seja o caso das aves. O por sua vez permite que as aves obtenham alimento e espaço para nidificação.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Energia nuclear - O problema do uso

Estruturas danificadas da central nuclear (Imagem CNN.com)

Explosão num dos reactores (Imagem ionline)




Após o sismo seguido do tsunami ocorrido no Japão, a central nuclear de Fukushima Daiichi, viu o seu funcionamento afectado tendo entrado em sobreaquecimento e consequntemente em perigo de explosão e de libertação de material radioactivo.




Mesmo com bons sistemas de segurança, causas naturais imprevistas, ou outras, podem colocar em causa o normal funcionamento das centrais que usam este tipo de energia.



domingo, 13 de março de 2011

Sismo e tsunami - Japão: e o perigo nuclear



Acompanhar o evoluir da situação sobre o sismo neste link: Sismo e tsunami no Japão (Japan Earthquake 2011 ).

Sismo e tsunami - Japão

Imagem Google (Real-time earthquakes) - 15.00h


E continuam as réplicas.

Agricultura biológica - aumento do consumo de produtos biológicos

Hipermercado Portalegre


O crescimento do consumo de produtos biológicos entre nós é uma realidade que se tornou bastante visível nos últimos anos. Vistos inicialmente como algo para ambientalistas radicais, hoje, sobretudo nos meios urbanos, vê-se cada vez mais pessoas, sobretudo casais jovens com filhos, a interessarem-se por produtos biológicos e a procurarem lugares que os vendam.


in Diário de Notícias (2006)Duarte Calvão

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo e Tsunami - Japão

Sismo de 8,9 na escala de Richter seguido de tsunami de sete metros na costa nordeste do Japão.

Imagem Google (Real-time earthquakes) - 21.30h

Imagem Google (Real-time earthquakes) - 22.30h
Localização do sismo principal e das várias réplicas registadas no bordo da placa Norte Americana e da placa do Pacífico.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Portugal importa 30 por cento dos alimentos

A agricultura nacional nunca foi capaz de garantir abastança. Todos os anos, o país tem de importar quase um terço das suas necessidades alimentares, uma factura que, em 2009, quase dava para construir o novo aeroporto de Lisboa (a diferença entre o que exportou e o que importou rondou os 4000 milhões de euros).
Mas, feito o registo, será que, como se ouve dizer com frequência, a dependência externa se agravou? Não agravou. Mais: se a produção global estagnou e a necessidade de importar comida se manteve foi principalmente por causa da redução brutal da área e da produção de cereais. Sem essa redução, o sector agrícola não seria hoje visto como um patinho feio da economia, mas talvez como um herói da competitividade nacional.

Uma questão recorrente
O problema dos cereais é velho de 200 anos. O facto de ser a base da alimentação humana confere-lhe sensibilidade política e todos os governos desde o liberalismo tentaram o mito do auto-abastecimento - a "Campanha do Trigo" de Salazar, lançada em 1929, destacou-se tanto pelo fracasso dos seus fins como pelos danos ambientais que causou. Quando os preços no mercado mundial atingiram um pico em 2008 e voltaram a subir em Junho de 2010, esperava-se que os agricultores reagissem. Nem isso. Em 1990, por exemplo, dedicaram cerca de 424 mil hectares (um hectare é equivalente à área de um campo de futebol) à cultura de trigo e do milho; mas, em 2009, essa área estava já reduzida a 157 mil hectares. Em termos de produção, as quantidades reduziram-se para um terço. E o país tem de comprar lá fora 75 por cento dos cereais que consome.

O factor PAC
Esta convicção alargada depende, em última instância, de um factor principal: a Política Agrícola Comum (PAC). Sem terem de semear para receber subsídios, muitos agricultores constataram que entre o que investiam e recebiam na colheita não era compensador; daí ao abandono de terras mais pobres foi um passo.

O mesmo com menos terra
E este desempenho que contraria os "mitos urbanos" torna-se ainda mais notável se considerarmos que a área agrícola é hoje muito menor. E que é trabalhada por quase metade das pessoas que a cultivavam em 1986. Gomes da Silva nota que o desaparecimento de explorações foi mais veloz que a redução da área utilizada, o que triplicou a área média das propriedades e reforçou a sua competitividade. Regra geral, os agrónomos dizem que as terras abandonadas eram "pobres" ou "marginais", incapazes por isso de sustentar uma produção agrícola moderna. Francisco Avillez chama também a atenção para o facto de, em muitos casos, não se poder falar de "abandono de terras", mas da sua "extensificação". Por exemplo, quando um agricultor deixa de semear batatas e passa a cultivar forragens para alimentação de bois e vacas. Armando Sevinate Pinto, que foi alto-funcionário da Comissão Europeia e ministro da Agricultura com Durão Barroso, vai no mesmo sentido e diz: "Não conheço um único hectare de terra boa que esteja fora de produção".
in Publico Online (adaptado)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Censos 2011 - Início da distribuição dos questionários - notícia SIC

CENSOS 2011

O Instituto Nacional de Estatística convida toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 — o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação — e a responder com rigor aos seus questionários.

De 7 a 20 de Março os recenseadores do INE irão entregar, em cada casa, os questionários em papel e um envelope fechado com os códigos de acesso para resposta pela internet.

21 de Março é dia dos Censos 2011 (também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.


in INE, Censos 2011(Adaptado)

quinta-feira, 3 de março de 2011

"Varino" carregado de cortiça

Varino carregado de cortiça - 1ª metade do Séc. XX
Constância - Rio Tejo
Museu dos rios
Câmara Municipal de Constância

quarta-feira, 2 de março de 2011

Perfil topográfico - Exercício


Escala horizontal 1/25 000
Escala vertical 1/5 000
João Trindade (10F - 2010/2011)

Perfil topográfico - Exercício


Escala horizontal 1/25 000
Escala vertical 1/2 000
Marta Pereira (10°F - 2010/2011)

Perfil topográfico - Exercício

Escala horizontal 1/25 000
Escala vertical 1/2 000
.
Ricardo Semêdo (10°E - 2010/2011)
.

Perfil topográfico - Exercício

Escala horizontal 1/25 000
Escala vertical 1/2 000
.
Maria Do Carmo Cruz (10°E - 2010/2011)
.

Perfil topográfico - Exercício

Escala horizontal 1/25 000
Escala vertical 1/2 000
.
Catarina Conceição (10°E - 2010/2011)
.