quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OCDE prevê recessão em Portugal em 2011 e desemprego de 11,4 por cento



As previsões da Organização para o Comércio e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam que a taxa de desemprego em Portugal aumentará para os 11,4 por cento em 2011e que só em 2012 começará a cair, para os 11,1 por cento.

A OCDE prevê, ainda, uma contracção da economia nacional de 0,2 por cento no próximo ano, (...)


A OCDE antevê uma taxa de desemprego de 9,9 por cento para a zona euro em 2010, que deverá cair para os 9,6 por cento em 2011 e para os 9,2 por cento em 2012. Para o conjunto dos países da OCDE, prevê-se uma taxa de desemprego nos 8,3 por cento este ano, que abrandará para os 8,1 por cento em 2011 e para os 7,5 por cento em 2012.


In A bola.pt (Adaptado)


Gabriel Zuna (10°E - 2010/2011)



terça-feira, 16 de novembro de 2010

A cimeira da NATO em Lisboa




A Cimeira da NATO em Lisboa realiza-se nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa. É uma reunião com os 27 líderes da União Europeia e membros da NATO, que terá como temas centrais de debate a proliferação das armas de destruição maciça e o terrorismo, tendo como objectivo reforçar a aliança transatlântica.
Na cimeira estarão presentes entre outros Barack Obama, Angela Merkel, Dmitri Medvedev, Nikolas Sarkozy, David Cameron e Sílvio Berlusconi.

A NATO representa 13% da população do planeta, em 27 países, que produzem ½ do PIB mundial e 2/3 dos gastos militares do mundo.

As preocupações das autoridades com a segurança da cimeira são elevadas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras controlará as fronteiras e os aeroportos, o exército delimitará com arame farpado os perímetros de segurança em torno da FIL. A cargo da Marinha ficará o patrulhamento do Tejo com lanchas e fragatas apetrechadas com meios de defesa antiaérea e uma unidade de fuzileiros navais estará de prevenção.

In Económico, cmjornal, jornal de negócios (adaptado)

João Cortez (10°E - 2010/2011)






quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pedidos de adesão: "União Europeia aprova Croácia mas volta a adiar Turquia "


A Comissão Europeia anunciou ontem à Croácia que as suas negociações para aderir ao bloco entraram na fase "final", tendo este país "alcançado com destaque as metas impostas", mas repreendeu a Turquia por este país não ter conseguido melhorar as suas relações com Chipre.
Para o Comissário do Alargamento Stefan Füle, o governo de Ancara tem que "cumprir urgentemente as suas obrigações" para com Chipre, em particular porque ocupa desde 1974 a parte Norte do país.
No seu relatório anual sobre os países que tencionam entrar na União, o executivo europeu recomendou ainda que Montenegro receba o estatuto de "país candidato", embora tenha adiado o início das conversações com esta nação devido às preocupações de que o Estado de Direito não esteja a ser respeitado. Bruxelas disse ainda que a Albânia tem que "esperar" antes de realizar mais progressos no sentido da integração na UE.
(João Cortez, 10°E - 2010/2011)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Situação meteorológica - 29.Outubro.2010



Imagem de radar da precipitação ocorrida às 9.30H do Instituto Nacional de Meteorologia.
Observa-se uma elevada precipitação no litoral com particular incidência na região de Lisboa.
.

Alerta amarelo: chuva e vento fortes - 29.Outubro.2010


Publicação: 29-10-2010 08:30

.
Alerta amarelo para 14 distritos face à chuva e vento fortes no continente.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acionou o "alerta amarelo" para 14 distritos de Portugal continental devido à previsão de mau tempo para hoje e sábado, provocado pela passagem de duas superfícies frontais frias.

Situação meteorológica - 29.Outubro.2010



"2010-10-28 (IM)
O estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias será influenciado pela passagem de superfícies frontais frias.
De acordo com o centro de previsão do IM, prevê-se para Sexta-feira, dia 29 de Outubro, a passagem e aproximação de uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte em particular nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada"
in Notícias (Instituto de Mteorologia de Portugal)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

União Europeia: Bruxelas sugere criação de "IVA europeu" em 2014


Económico com Lusa 19/10/10 16:10
A Comissão Europeia avançou hoje com a possibilidade de criação de um "IVA europeu separado" do nacional para financiar a UE. O executivo comunitário apresentou uma "comunicação" para lançar o debate europeu sobre a revisão do seu orçamento, apresentando uma série de soluções alternativas sobre o financiamento da UE de 2014 a 2020, no próximo quadro financeiro."Chegou a altura de promover um sistema justo e transparente que seja compreendido por todos os cidadãos", afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.No que diz respeito ao lado das receitas, Bruxelas sugere a redução das contribuições dos Estados-membros, com a abolição do recurso próprio actualmente ligado ao IVA e a sua substituição pela "introdução progressiva" de um ou vários novos recursos próprios. O documento, que agora será discutido pelos 27, dá em seguida vários exemplos de novos possíveis recursos próprios: uma parte das receitas de um imposto sobre as transacções financeiras ou as actividades financeiras, sobre as vendas de quota de emissão de gás com efeito de serra, um imposto ligada ao transporte aéreo, um IVA europeu separado, uma parte das receitas de um imposto sobre a energia ou um imposto sobre as empresas.Bruxelas pretende "reduzir as contribuições dos Estados" e estima que o orçamento seria "mais flexível" num quadro financeiro de 10 anos em vez dos actuais sete (2007-2013). No que diz respeito à actual Política Agrícola Comum", responsável pela parte de leão das despesas, o executivo comunitário estima que ela "deve evoluir", mas não se pronuncia por uma redução, como é reclamada por vários países.Sobre a "política de coesão" considera que "deve apoiar melhor as grandes prioridades comuns a toda a Europa em vez de se concentrar apenas sobre a redução das disparidades entre regiões pobres e ricas".
.
por João Cortez, 10°E, 2010/2011

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jetstream

Fotografia Mathieu Neuforge



"Poderoso "jetstream" produzindo um vento frontal de 307 Km/h (166kt) observado no A320 CS-TQD's Navigation Display, no trajecto para o Funchal.

Com uma velocidade real de 845 Km/h (456kt), o resultado é uma velocidade em relação ao solo de 535 Km/h(289kt).

No regresso a Lisboa a nossa velocidade em relação ao solo foi "supersónica".

In "pics from the office" (traduzido)





Com a autorização do autor publicamos um "post", com uma imagem impressionante de um mostrador de um Airbus da TAP, que retrata o efeito da velocidade do "jetstream".
Desde já os nossos agradecimentos ao Sr. comandante da TAP.

.

ONU - Portugal membro não permamente do Conselho de Segurança




Portugal eleito para o Conselho de Segurança da ONU
12.10.2010 - 16:51 Por Kathleen Gomes, em Washington



À terceira foi de vez: Portugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança, a partir de Janeiro de 2011, depois de obter uma maioria de 150 votos dos outros países-membros das Nações Unidas. Mas só à terceira ronda, e depois de o Canadá retirar a sua candidatura.


A Alemanha confirmou que partia como candidato favorito: foi eleita na primeira ronda, com 128 votos, deixando Portugal e o Canadá disputarem o lugar que restava.
.


Depois de uma segunda ronda de votação inconclusiva, em que Portugal manteve a vantagem mas não garantiu a maioria obrigatória, a delegação do Canadá anunciou que retirava a sua candidatura. À segunda ronda de votações Portugal teve 113 e o Canadá 78.

Na primeira ronda, a Alemanha recebeu a maioria dos votos, 128, o que garantiu a sua eleição. Portugal obteve 122 e o Canadá 114.
.

O assento de Portugal na sala da Assembleia Geral (AG) da ONU, em Nova Iorque, encheu-se de delegados dos outros países-membros, que cumprimentaram o embaixador José Filipe Moraes Cabral, enquanto o presidente da AG, o suíço Joseph Deiss lembrava que, formalmente, Portugal tinha de ser eleito por uma maioria de dois terços, e por isso haveria uma terceira ronda. A última contagem de votos, que formalizou a vitória de Portugal, com 150 votos, decorreu às 17h41, hora de Lisboa (12h41 em Nova Iorque).


in Jornal Público, 12 de Outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PALOP






PALOP: Dívida a Portugal aumentou 8,4% em 2009 para 1,556 mil milhões de euros - Banco de Portugal

Lisboa, 04 out (Lusa) - A dívida oficial dos países africanos lusófonos a Portugal aumentou 120 milhões de euros em 2009 (totalizando 1,556 mil milhões de euros), devido sobretudo aos empréstimos a Angola garantidos pelo Estado português, revelou o Banco de Portugal.

A dívida oficial (dívida directa mais dívida garantida pelo Estado) de Angola a Portugal aumentou 70,12 milhões de euros, para 989,32 milhões de euros (à taxa de conversão de hoje, já que os dados são apurados em dólares).

Este valor corresponde a 63,6 % do total da dívida oficial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a Portugal em 2009.




Jornal diário Diário de Notícias, 4 de Outubro de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Portugal a arder 10.Agosto.2010


Madrugada de desespero em S. Pedro do Sul

A lavrar desde Sexta-feira, o incêndio de São Pedro do Sul, mobiliza ainda cerca de 500 homens e, durante a noite, chegou a ter duas frentes activas. Todos tentam ajudar no combate às chamas, mas o cenário é devastador.
.

sábado, 31 de julho de 2010

Medidas preventivas para defesa da floresta contra incêndios


Medidas preventivas para defesa da floresta contra incêndios
a vigorar durante a vigência do período crítico 2010
(1 de Julho a 15 de Outubro)



Nos espaços florestais, durante o período crítico:


Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam.



Não é permitido realizar queimadas.


Não é permitido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.


Não é permitido realizar acções de fumigação ou desinfestação em apiários, excepto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Fica condicionado o acesso, a circulação e a permanência de pessoas e bens, em:
zonas críticas,
áreas submetidas a regime florestal e áreas sob gestão do Estado,
zonas onde exista sinalização correspondente a limitação de actividade.

Só é permitido empilhar em carregadouro produtos resultantes de corte ou extracção (estilha, rolaria, madeira, cortiça e resina) desde que seja salvaguardada uma área sem vegetação com 10 metros em redor e garantido que nos restantes 40 metros a carga combustível é inferior ao estipulado no anexo do

Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro.



Nos espaços rurais, durante o período crítico:

A utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos – que não os indicados no número 3. –, está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal.

Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas críticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal.

Não é permitido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, excepto a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório.

É obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa (tractores, máquinas e veículos de transporte pesados), sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Data de publicação 2010-07-07

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Temperatura do ar (Elvas), às 16.00H - 28.Julho.2010


O estado do tempo 28.Julho.2010 - Nova "vaga" de calor

.
O Anticiclone dos Açores e a "corrente de leste"
.
Imagem da AEmet

O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por uma corrente de Leste que transporta uma massa de ar quente e seco.
Esta massa de ar é responsável pelos valores de temperatura do ar, acima dos valores normais verificados no dia de hoje.




.
Tendo por base a informação do Instituto de Meteorologia, o vento com um "trajecto de leste" tem origem no anticiclone dos Açores (que se estende desde o Atlântico até à Europa Central), que obriga a massa de ar a deslocar-se pelo centro da Península Ibérica, adqurindo as caraterísticas de baixa humidade e de temperatura elevada.

O efeito da continentalidade da Península Ibérica e a proximidade do Norte de África (Deserto do Sahara - Zona das altas pressões subtropicais), confere à massa de ar aquelas características.

As temperaturas ficam mais elevadas do que é habitual para esta época do ano.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Situação meteorológica - 21 de Julho de 2010

O "anticiclone dos Açores" e a frente fria



Hoje acordámos com nuvens no céu! Facto que não se verificava há muitos dias.

Tentando perceber...
O território continental tem estado sobre a influência do Anticiclone dos Açores.
Situação que impede a aproximação dos sistemas frontais, agora mais deslocados para Norte, consequentemente: o "bom tempo" típico do Verão.

No entanto, desde há várias horas que o referido anticiclone tem vindo a perder a sua capacidade de acção junto da nossa fachada atlântica tendo permitido uma deslocação, mais para Sul, do trajecto de passagem dos sistemas frontais.

Logo, surgimento da nebulosidade associada à frente fria (neste caso).
O que se pode observar nas imagens a seguir apresentadas.













sábado, 10 de julho de 2010

Medidas preventivas para defesa da floresta

Tanque de água, Serra de S. Mamede - Castelo de Vide

O tanque da figura constitui um "ponto de água" que permitirá abastecer os meios de combate a incêndios de "Primeira Intervenção", ou seja, os meios aéreos, nomeadamente, os helicópteros.
O combate inicial a um incêndio, assim que detectado, permite que o mesmo não evolua e atinja grandes dimensões.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Situação meteorológica 5 de Julho de 2010 - Tempo quente






Estação Meteorológica de Elvas (EMA), Instituto de Meteorologia



De acordo com o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal Continental está a ser influenciado por uma corrente de leste que transposta uma massa de ar quente e seco do Norte de África e do interior de Espanha.

Até quarta-feira, prevê-se que a temperatura do ar se mantenha acima dos valores normais, continuando a registar-se valores da ordem dos 40º C no Alentejo, Ribatejo, Estremadura, Beira Baixa e Alto Minho, prevendo-se, contudo, a partir de amanhã, um aumento gradual das condições de instabilidade nas regiões Centro e Sul que se generalizarão a todo o território nos dias 7 e 8, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas.

A partir de sexta-feira, a acção de uma depressão centrada junto à costa de Marrocos vai estender-se para norte até ao território do Continente, originará numa diminuição bastante significativa dos valores da temperatura.

Situação meteorológica 5 de Julho de 2005 - As temperaturas

Algumas temperaturas às 16h00:
_
Portel (Oriola) – 39,1 ºC
Amareleja – 39,0 ºC
Mértola (Vale Formoso) – 38,1 ºC
Elvas – 38,0 ºC
Mirandela – 37,4 ºC
Castelo Branco – 37,3 ºC
____________________________
_
Figueira da Foz (Vila Verde) – 22,5 ºC
Porto (Aeroporto) – 20,0 ºC
Aveiro (Universidade) – 19,4 ºC
Cabo Carvoeiro – 19,1 ºC
Cabo Raso – 19,1 ºC
Viana do Castelo (Chafé) – 18,4 ºC
_
_

domingo, 27 de junho de 2010

Trovoadas 27 de Junho de 2010



Mais uma vez a situação de instabilidade da atmosfera que levou à formação de nuvens de desenvolvimento vertical.
Na imagem de satélite pode observar-se as nuvens de desenvolviemnto vertical no centro da Península Ibérica.
A situação de instabilidade tem evoluído ao longo da manhã. A partir do início da tarde a ascenção vertical do ar dá origem à formação das nuvens nas regiões mais interiores da península. No fim da tarde, tem-se verificado a ocorrância de elevada precipitação, muito localizada, associada às "trovoadas.
Esta situação de precipitação intensa (mas muito localizada) observa-se na imagem de radar do Instituto de Meteorologia.

sábado, 26 de junho de 2010

Temperatura da água do mar à superfície - 26.Junho.2010







O mecanismo de "upwelling".
A temperatura da água do mar à superfície junto na orla ocidental (a) registava valores entre 19 e 19,5° C, temperatura mais baixa que ao largo no oceano Atlântico (b).
Na região (c), costa de Marrocos (Saara Ocidental), ocorre uma situação semelhante, onde se regista de novo uma temperatura superficial de 19°C.

Trovoadas


Nuvens de desenvolvimento vertical: cumulus (Cumulus congestus clouds ou towering cumulus).
Nuvens características de áreas de instabilidade na atmosfera que se desenvolvem devido à convecção do ar.

Trovoadas - Nuvens de desenvolvimento vertical

Ao fundo, a Serra de S. Mamede (Fotografia na proximidade de Portalegre, sentido para Este)


Ao fundo, a Serra de S. Mamede (Fotografia na proximidade do Crato, sentido para Este)

Portalegre (Fotografia sentido para Este)


Próximidade de Alter do Chão (Fotografia sentido para NE)







Situação meteorológica 26 de Junho de 2010 - Trovoadas


Imagem de satélite (visível) onde se observa a formação de nuvens de desenvolvimento vertical originada pela ascensão do ar em altitude.

Trovoada - Norte Interior

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Situação meteorológica 25 de Junho de 2010 - Trovoadas


Situação característica de Verão.

Com o aquecimento da temperatura do ar na última semana verificou-se uma situação típica para esta época do ano: aquecimento/ascendência do ar e humidade.

Na carta sinóptica apresentada pode ver-se no dcentro da Península Ibérica um centro de Baixas Pressões (L) provocado pelo movimento de ascensão do ar, de génese térmica (forte aquecimento da superfície).

Esta situação, que se verifica há vários dias, permitiu a formação de um vale depressionário em altitude (linha contínua negra), no qual a ascensão relativamente rápida do ar pode originar nuvens de desenvolvimento vertical e subsequentemente as designadas "trovoadas".

Toda a faixa litoral atlântica de Portugal continental se encontra sob a influência de um campo de altas pressões, "protegendo" a Europa ocidental da chegada das perturbações da frente polar e dos seus sistemas frontais.

sábado, 22 de maio de 2010

Record de velocidade de Comboio - TGV V150



O comboio francês de alta velocidade V150 atingiu hoje às 12:16 (hora portuguesa) a velocidade de 574,8 quilómetros por hora, tornando-se no TGV mais rápido do mundo ao percorrer cerca de 160 metros por segundo.



O comboio V150, que foi produzido na fábrica da Alstom de La Rochelle, é o resultado de uma parceria entre a Alstom, a SNCF e a RFF, em que cada uma das parceiras investiu 30 milhões de euros.


O último recorde de alta velocidade de um TGV tinha sido alcançado a 18 de Maio de 1990, quando o Atlantic nº 325 atingiu a velocidade de 513,3 quilómetros por hora.


A França lidera o mercado mundial de alta velocidade, tendo instalados 1.800 quilómetros de linhas férreas e perto de 200 estações de TGV.





quinta-feira, 20 de maio de 2010

A bitola Ibérica


a azul bitola ibérica,
a vermelho bitola europeia


_______________________________________
Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois carris (ou trilhos) numa via férrea.
___________________________________


A bitola ibérica adoptada na Espanha e Portugal, mais larga que a bitola internacional utilizada nos demais países europeus, é de 1.668 mm, o que corresponde a seis pés castelhanos.


 
Esta bitola foi criada em primeiro lugar por motivos estratégico-militares, de modo a impedir uma possível invasão francesa, pois o facto de usarem uma bitola diferente tornava impossível a utilização de outro tipo de locomotivas, dificultando assim a progressão de tropas e logística pelo interior da península, pelo que actualmente esta diferença entre as bitolas ibéricas e continentais tem sido uma barreira nas comunicações ferroviárias entre a Península Ibérica e os demais países europeus.


Após a Guerra Civil Espanhola, a gestão das linhas férreas de Espanha passou a ser feita pelo Estado, que para esta finalidade criou a RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles). Por este motivo, a bitola ibérica também é conhecida como bitola "RENFE".


 
Bitolas ferroviárias em uso na Península Ibérica

Portugal

- bitola ibérica, utilizada pela REFER (1.668 mm).
- bitola internacional (1.435 mm), utilizada no Metropolitano de Lisboa e Elevador do Bom Jesus. -
- bitola métrica, utilizada pela REFER (1.000 mm).
- bitola dos elétricos de Lisboa (900 mm), utilizada pela Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.

 Espanha

- bitola ibérica antiga (1.674 mm), utilizada na Linha 1 (Metro de Barcelona) do Metro de Barcelona.
- bitola ibérica, utilizada pela RENFE (1.668 mm).
- bitola madrilena (1.445 mm), utilizada no Metro de Madrid.
- bitola Internacional (1.435 mm), utilizada nas linhas de AVE e na linha Barcelona-Vallés Occidental da Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya.
. bitola métrica, utilizada pela FEVE (1.000 mm).
- bitola de Sóller (995 mm), utilizada na linha Palma-Sóller.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

TRANSPORTES FERROVIÁRIOS - Estatísticas dos Transportes 2008, INE


Serviço Alfa Pendular



Em 2008, à semelhança do ocorrido dos últimos anos, a extensão da infra-estrutura ferroviária pesada manteve-se estável, com apenas mais 3,2 km, face ao ano anterior. No ano em análise foram encerradas 11 estações ferroviárias, ao mesmo tempo que o parque ferroviário foi reduzido, em resultado da não entrada ao serviço de qualquer veículo novo, a par da retirada de material obsoleto ou acidentado.


Durante o ano de 2008 foram transportados no sistema ferroviário pesado cerca de 158,5 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 1,1% face a 2007. Por tipo de tráfego, enquanto o tráfego nacional cresceu, sobretudo no tráfego de longo curso, o tráfego internacional regrediu.


Em 2008 o transporte de mercadorias por ferrovia situou-se em 10,4 milhões de toneladas, com uma redução de 1,2 %, face ao ano anterior. No ano em análise, o transporte nacional de mercadorias ascendeu a 9,7 milhões de toneladas, cerca de 93% do total de transporte ferroviário. Segundo a Nomenclatura Uniforme para as Estatísticas dos Transportes 2007 (NST 2007), verifica-se que o grupo de mercadorias com maior importância no transporte ferroviário foi o correspondente aos “Produtos não energéticos das indústrias extractivas; turfa; urânio e tório” com cerca de 2,2 milhões de toneladas, que representa 21,1% do transporte total (22,7% se considerarmos apenas o transporte nacional).



Metro do Porto



No que se refere ao transporte ferroviário ligeiro, os dois sistemas de metropolitano transportaram no seu conjunto cerca de 229,9 milhões de passageiros em 2008 (+4% do que em 2007), tendo o metropolitano de Lisboa transportado 178,4 milhões e o metropolitano do Porto 51,4 milhões de passageiros (+3,2% e + 6,9%, respectivamente, face a 2007).






domingo, 18 de abril de 2010

A pluma vulcânica sobre a Europa

DAILYMAIL.CO.UK - Lufthansa Airbus 320 airplane is parked with plastic covered engines at Munich Airport 18.04.10







Primeiras imagens da pluma vulcânica que obrigou a medidas de precaução relativamente à circulação aérea e ao fecho do espaço aéreo de vários países do Norte da Europa e também da Europa Central, à medida que a nuvem de cinzas se tem deslocado para sul.

sábado, 17 de abril de 2010

Cinzas vulcânicas vs aviões a jacto

Photo: IcelandAir planes are grounded as the threat of volcanic ash
lingers over Northern Europe. (Mario Vedder/AFP/Getty Images)



Aviões por toda a Europa têm permanecido em terra graças às cinzas vulcânicas existentes no ar e que são provenientes da erupção vulcânica da Islândia.

Os voos não foram cancelados apenas devido a problemas de visibilidade. As cinzas vulcânicas podem danificar seriamente os reactores dos aviões, causando a sua paragem a meio do voo.

A
United States Geologic Survey's Volcanic Hazards Program esclareceu que as cinzas vulcânicas obstruem os reactores dos aviões quando entram e são aquecidas pela sua combustão e as transformam em "vidro" ao serem "derretidas". A cobertura de partículas de vidro que se forma obriga os reactores a abrandar ou mesmo a pará-los.

Foi o que aconteceu em 1982 quando dois aviões, incluindo um avião da British Airways Boeing 747, voavam através de uma nuvem de cinzas vulcânicas provenientes de um vilcão na Indonésia.

Os aviões não são os únicos a ser afectados pelos vulcões. As comunicações de satélite podem ser aafectadas pelas cinzas. Os próprios automóveis podem ficar riscados e danificados se as cinzas entrarem no interior dos motores.


In National Post, Canada
(Traduzido, adaptado)

Transportes: Cinza vulcânica fecha espaço aéreo no Norte da Europa

DailyMail.co.uk Going nowhere: An electronic board shows flight cancellations at Heathrow Airport yesterdayRead more:

O espaço aéreo do Norte da Europa está praticamente interdito na totalidade, com inúmeros voos a serem cancelados devido às cinzas vulcânicas da erupção, na véspera, do vulcão islandês do glaciar Eyjafjallajokull.O espaço aéreo do Norte da Europa está praticamente interdito na totalidade, com inúmeros voos a serem cancelados devido às cinzas vulcânicas da erupção, na véspera, do vulcão islandês do glaciar Eyjafjallajokull.
Os aerportos de Roissy e Orly, em Paris, seráo encerrados a partir das 21h00 TMG. (22h00 de Lisboa). Mas os do Norte do país já fecharam às 16h00, anunciaram as autoridades francesas.
Todas as ligações aéreas a partir dos aeroportos londrinos de Heathrow e Stansted estão canceladas a partir das 12h00 de hoje e até às 18h00 – dada a entrada da cinza vulcânica no espaço aéreo britânico –, e todos os voos foram cancelados igualmente no aeroporto de Oslo, na Noruega.
O aeroporto de Faro registou já o cancelamento de 28 voos provenientes do Reino Unido e Irlanda, segundo o site da ANA - Aeroportos de Portugal. Até às 22h00 de hoje, adianta a agência Lusa, também já tinham sido cancelados 31 voos que deveriam partir hoje de Faro para destinos naqueles países. Estão já encerrados também os aeroportos escoceses de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow, assim como o de Belfast.
O mesmo acontece nos aeroportos de Manchester, Liverpool e Birmingham.A Dinamarca seguiu pelo mesmo caminho, fechando o espaço aéreo sobre o Mar do Norte a toda a circulação de aviões, uma interdição que se estende à totalidade do território a partir das 17h00.Também o tráfego aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo será progressivamente reduzido ao longo da tarde.Cerca de quarenta voos que partiriam do aeroporto de Amsterdão-Schiphol com destino à Escandinávia e ao Reino Unido foram já anulados hoje de manhã, de acordo com um porta-voz do aeroporto holandês à AFP.
O aeroporto de Bruxelas, que, por enquanto, continua a funcionar, anulou por volta das 12h00 a maioria dos voos pelo menos até às 18h00.A BAA, operadora dos principais aeroportos britânicos, informa que esta medida se impõe pelos regulamentos internacionais em matéria de trânsito aéreo devido a actividade vulcânica.Foi feito o apelo para que os passageiros com voos marcados para hoje não vão para os aeroportos suspensos. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas serão afectadas.
A ANA recomenda aos passageiros que contactem as companhias aéreas para confirmar se os voos vão ser realizados ou não.
As cinzas expelidas por um vulcão contêm pequenas partículas de pedra e até vidro que podem causar sérias avarias ou pelo menos mau funcionamento dos mecanismos dos aviões – há registos de um avião da British Airways ter perdido todos os quatro motores quando entrou inadvertidamente numa nuvem de cinza vulcânica em 1982, exemplifica a BBC online.

in Público (15.Abril.2010)

A pluma vulcânica sobre a Europa

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Erupção do vulcão Eyjafjallajökull, Islândia

16.Abril.2010
A nuvem de cinzas vulcânicas ou "Pluma" vulcânica
15.Abril.2010

A pluma de cinzas vulcânicas dobre o Norte da Europa

4.Abril.2010

1.Abril.2010
Nova fisssura: a erupção ocorre sob o glaciar


in NASA Earth Observatory






Situação meteorológica - 16.Abril.2010 - De novo o "mau" tempo em Portugal


O Anticiclone dos Açores continua a não exercer a sua influência sobre o Atlântico à latitude do território nacional, permitindo assim que a passagem dos sistemas frontais continuem a influenciar o estado do tempo em Portugal.
Notar que os sistemas frontais que atingem o continente entram em oclusão e posterior dissipação, provocando situações muito instáveis na atmosfera.
Esta situação causa alterações mais ou menos rápidas do estado da atmosfera: sucede-se a sensação de haver "ar quente" e "ar mais fresco", bem como períodos de chuviscos ais quais se sucedem aguaceiros e trovoadas.
Esta instabilidade permitiu a formação do pequeno tornado observado próximo da cidade de Lisboa: a ascenção rápida do ar, ao longo das frentes, provoca o aumento rápido da velocidade do ar à superfície.