a azul bitola ibérica,
a vermelho bitola europeia
Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois carris (ou trilhos) numa via férrea.
___________________________________
A bitola ibérica adoptada na Espanha e Portugal, mais larga que a bitola internacional utilizada nos demais países europeus, é de 1.668 mm, o que corresponde a seis pés castelhanos.
Após a Guerra Civil Espanhola, a gestão das linhas férreas de Espanha passou a ser feita pelo Estado, que para esta finalidade criou a RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles). Por este motivo, a bitola ibérica também é conhecida como bitola "RENFE".
Bitolas ferroviárias em uso na Península Ibérica
Portugal
- bitola internacional (1.435 mm), utilizada no Metropolitano de Lisboa e Elevador do Bom Jesus. -
- bitola métrica, utilizada pela REFER (1.000 mm).
- bitola dos elétricos de Lisboa (900 mm), utilizada pela Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.
- bitola ibérica antiga (1.674 mm), utilizada na Linha 1 (Metro de Barcelona) do Metro de Barcelona.
- bitola ibérica, utilizada pela RENFE (1.668 mm).
- bitola madrilena (1.445 mm), utilizada no Metro de Madrid.
- bitola Internacional (1.435 mm), utilizada nas linhas de AVE e na linha Barcelona-Vallés Occidental da Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya.
. bitola métrica, utilizada pela FEVE (1.000 mm).
- bitola de Sóller (995 mm), utilizada na linha Palma-Sóller.
Sem comentários:
Enviar um comentário