quinta-feira, 20 de maio de 2010

A bitola Ibérica


a azul bitola ibérica,
a vermelho bitola europeia


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Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois carris (ou trilhos) numa via férrea.
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A bitola ibérica adoptada na Espanha e Portugal, mais larga que a bitola internacional utilizada nos demais países europeus, é de 1.668 mm, o que corresponde a seis pés castelhanos.


 
Esta bitola foi criada em primeiro lugar por motivos estratégico-militares, de modo a impedir uma possível invasão francesa, pois o facto de usarem uma bitola diferente tornava impossível a utilização de outro tipo de locomotivas, dificultando assim a progressão de tropas e logística pelo interior da península, pelo que actualmente esta diferença entre as bitolas ibéricas e continentais tem sido uma barreira nas comunicações ferroviárias entre a Península Ibérica e os demais países europeus.


Após a Guerra Civil Espanhola, a gestão das linhas férreas de Espanha passou a ser feita pelo Estado, que para esta finalidade criou a RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles). Por este motivo, a bitola ibérica também é conhecida como bitola "RENFE".


 
Bitolas ferroviárias em uso na Península Ibérica

Portugal

- bitola ibérica, utilizada pela REFER (1.668 mm).
- bitola internacional (1.435 mm), utilizada no Metropolitano de Lisboa e Elevador do Bom Jesus. -
- bitola métrica, utilizada pela REFER (1.000 mm).
- bitola dos elétricos de Lisboa (900 mm), utilizada pela Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.

 Espanha

- bitola ibérica antiga (1.674 mm), utilizada na Linha 1 (Metro de Barcelona) do Metro de Barcelona.
- bitola ibérica, utilizada pela RENFE (1.668 mm).
- bitola madrilena (1.445 mm), utilizada no Metro de Madrid.
- bitola Internacional (1.435 mm), utilizada nas linhas de AVE e na linha Barcelona-Vallés Occidental da Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya.
. bitola métrica, utilizada pela FEVE (1.000 mm).
- bitola de Sóller (995 mm), utilizada na linha Palma-Sóller.

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