A embarcar um Casco de 50 lt de Vinho da Madeira
Parámos no Funchal! É o porto nacional mais visitado pelo navio e viémos embarcar um casco de Vinho da Madeira que vai dar a Volta ao Mundo para recriar o Vinho da Roda!"Vinho da Roda - A partir do séc. XVII o Vinho Madeira teve nas Índias um dos seus principais mercados. Esta rota comercial tornou-se famosa para o Vinho Madeira não só pela quantidade de exportações que ao longo de dois séculos se vieram a verificar, mas também pelo afamado Vinho da Roda.
O transporte do Vinho Madeira para aquelas paragens era feito nos porões dos navios que atingiam temperaturas muito elevadas na passagem pelos trópicos. Acontecia, por vezes, que o Vinho regressava à Europa, tendo-se verificado que estas viagens beneficiavam grandemente a qualidade do vinho.
É então que tonéis de Vinho Madeira são enviados para as Índias, com o único objectivo de o enriquecer e valorizar, para então regressarem à Europa onde conquistaram uma fama sem precedentes. Em Inglaterra o Vinho da Roda ganha uma reputação extraordinária o que levou à sua comercialização a preços astronómicos.
Motivados pelas evidências de que o calor engrandecia o Vinho Madeira e provavelmente aliciados pela valorização do Vinho da Roda, os produtores, em meados do século XVIII investem na estufagem, técnica que é utilizada até aos nossos dias."
Proença Mendes, Cte do NRP "Sagres"
Sem comentários:
Enviar um comentário