sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Região DOC Madeira

Apreciado em todo o mundo, o Vinho da Madeira é um dos ex-líbris daquele arquipélago do Atlântico. Escolhido para celebrar a Independência dos EUA, em 1776, elogiado por Shakespeare, apreciado por reis, príncipes, generais e exploradores, o Vinho da Madeira é sem sombra de dúvidas um verdadeiro tesouro. Embora existam mais de 30 castas diferentes, as mais nobres são: Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia. Aproveite para conhecê-las e é claro, para provar os seus diferentes paladares.

Nos secos destaca-se a Sercial, ideal como aperitivo, leve, muito perfumado e de cor clara. Verdelho, delicado, bastante perfumado e de cor dourada, é o mais indicado para acompanhar refeições. Meio-doce, suave, nobre, aveludado e de cor dourada escura, a Boal é a mais recomendada entre o assado e a sobremesa. Entre refeições ou à sobremesa são poucos os que resistem à Malvasia. Representa o vinho doce, encorpado de perfume intenso e cor vermelha.

Descubra como o solo e o clima únicos da ilha contribuem para a distinção inigualável do Vinho Madeira. Deslumbre-se com os vinhedos cultivados à mão, em pequenos recintos de terra suportados por paredes de pedra nas encostas das montanhas. Se puder, visite a Madeira em Setembro e participe nas vindimas e na Festa do Vinho Madeira.

Para saber mais:http://www.sra.pt/ivm/



in Presidência da União Europeia - Portugal 2007 - "Vinhos de Portugal"

Sem comentários: